Arabic arDanish daGerman deGreek elEnglish enSpanish esFinnish fiFrench frHindi hiCroat hrIndonesian idItalian itHebrew iwJapanese jaKorean koMalay msDutch nlNorwegian noPolish plPortuguese ptRomanian roRussian ruSwedish svSwahili swThai thFilipino tlTurkish trVietnamese vi

[58] Sequência Aprendizado da Técnica de Corrida.


Seqüência pedagógica para a aprendizagem da técnica da corrida propriamente dita.
O domínio da técnica da corrida é obtido mediante um processo a longo prazo, exigindo um treinamento sistemático e paciente, tanto por parte do professor como do aluno. Em uma primeira fase, aprendem-se as bases da técnica racional, adquirindo a forma exterior do hábito motor, porém sem dominar suficientemente a técnica da corrida, a qual se atinge em um período de aperfeiçoamento, momento em que se estuda o conteúdo do movimento, melhora-se a coordenação dos diferentes grupos musculares e se consegue um relaxamento ótimo dos músculos antagonistas.

A técnica mais racional da corrida é aquela que, tendo em conta as peculiaridades individuais de cada corredor, não abriga em sua estrutura movimentos inúteis e ineficazes e possibilita, juntamente com a preparação física e das qualidades morais, a obtenção do melhor resultado no menor tempo possível. Para este fim, vamos expor a seguir um método eficaz para ensinar a técnica da corrida ou, mais especificamente, a segunda fase da técnica, que está relacionada com o desenvolvimento da corrida em si. Dentro da seqüência, procuramos inicialmente desenvolver o trabalho dos braços e das pernas, separadamente, para em seguida unificá-los e então fazer um trabalho da ação ou gesto total da corrida.

Seqüência pedagógica:
A) Movimentação dos braços. A aprendizagem da movimentação correta dos braços se inicia com o corpo estático e descontraído, para depois ser feito com deslocamento: andando, trotando e finalmente correndo.

Exercícios:
1 - P.I. - Em pé, pernas em afastamento ântero-posterior, se-miflexionadas, com o tronco inclinado para a frente e os braços flexionados em posição de corrida (90 graus). Execução - Movimentar os braços, alternadamente, em movimento pendular, para a frente e para trás.
2 - P.I. - Idem. Execução - Idem, porém, a um sinal dado pelo professor o aluno troca ou inverte a posição das pernas através de um salto rasante e rápido, sem modificar o ritmo de movimentação dos braços, bem como o seu ângulo de flexão.
3 - Como no exercício 2, porém ao inverter a posição das pernas acelera-se ao máximo o movimento dos braços e, a um novo sinal, troca-se de novo a posição das pernas e o ritmo de movimentação dos braços volta ao normal.
4 - Andar, movimentando os braços como nos exercícios anteriores, sem deixar que se cruzem na frente do corpo, tendo os músculos em total descontração.
5 - Idem ao 4, porém trotando.
6 - Idem, correndo.

B) Movimentação das pernas. Tal como foi feito com os braços, na aprendizagem da movimentação das pernas os procedimentos são os mesmos: parado, trotando e correndo.

Exercícios:
1 - P.I. - Em pé, apoiar as mãos com os braços estendidos em um muro, barra, árvore, etc., de forma que o corpo fique inclinado e estendido, tendo as pernas unidas em extensão e os pés apoiados no chão pela ponta. O olhar deve estar dirigido para a frente. Execução - Movimentar as pernas, de forma que os joelhos sejam impulsionados diretamente para a frente, como se fossem tocar em alguma coisa, sem que os pés percam o contato com o chão e também sem que os calcanhares toquem no mesmo, o que proporciona aos quadris um movimento de molejamento.
2 - P.I. - Idem, porém o apoio dos braços estendidos e mãos deve ser realizado sobre os ombros de um companheiro, que, por sua vez, prende com as mãos o punho do outro, melhorando a fixação do apoio. Execução - Movimentar as pernas, da mesma forma que no exercício anterior.
3 - P.I. - Apoio idêntico aos anteriores. Execução - Movimentar as pernas, de forma a elevar os joelhos para cima e para a frente, como se fosse tocá-los contra o objeto que lhe serve de apoio. Essa ação é executada pelo trabalho de extensão dos pés quando os joelhos se elevam e pelo amortecimento pela ponta no retorno ao solo, sem nele tocar os calcanhares. É o mesmo que uma corrida estacionária, tentando deslocar o apoio fixo no solo.
4 - P.I. - Apoio sobre os ombros de um companheiro, como no exercício 2. Execução - Movimentar as pernas como no exercício anterior, de forma que o companheiro que está servindo de apoio seja deslocado para trás. A resistência que o companheiro deslocado oferece deve ser média.

Quando a criança, após a repetição sistemática dos exercícios de toda a seqüência anterior, estiver familiarizada com a movimentação dos braços e das pernas, fazemos um casamento dessas ações através de outra série de exercícios, atingindo assim a ação total da corrida.

Exercícios:
1 - Corrida estacionária, utilizando a movimentação dos braços e das pernas, como já fora feito nos exercícios anteriores.
2 - Correr elevando o calcanhar atrás, de forma a tocá-lo contra o glúteo, com passadas curtas e rápidas e movimentação dos braços para a frente e para trás, flexionados em 90 graus, sem cruzá-los à frente do tronco. Deve evitar-se que o tronco se incline excessivamente adiante e que o pé suba atrás muito longe do glúteo antes de tocá-lo, pois deve ir diretamente de encontro ao mesmo.
3 - Correr elevando a coxa horizontalmente, de forma que os quadris permaneçam altos e o pé eleve-se contra a coxa, por baixo, em trajetória vertical e flexionado. Deve-se evitar que os quadris se abaixem, levar a cabeça atrás, desunir os pés e contrair os ombros.
4 - Corrida com elevação exagerada do joelho à frente, insistindo em manter altos os quadris, o corpo inclinado adiante e os ombros baixos; o pé que se eleva deve estar fletido. Evitar que os quadris se abaixem e que se incline a cabeça para trás, porque isto leva o corpo junto.
Todos estes exercícios também podem ser realizados por meio de corrida estacionária.

Como vimos no estudo técnico da passada, as pernas descrevem uma trajetória circular nas corridas de velocidade. Para esse aspecto, podemos lançar mão do seguinte exercício:
- P.I. : Colocar-se em pé sobre um banco situado a 40cm de uma parede, de forma que o corpo esteja inclinado ligeiramente para a frente e as mãos apoiadas sobre a parede com os braços estendidos; a perna que executará a ação deverá estar fora do banco. Execução - Movimentar a perna que está fora do banco, fazendo com que ela descreva um movimento circular, baseado na trajetória do pé e do joelho.

Outros exercícios:
- Deslocamento com passos curtos, projetando o joelho diretamente para a frente, ao mesmo tempo em que o calcanhar se eleva de forma que a ponta do pé deixe o chão apenas uma altura suficiente para realizar o passo curto, colocando o pé em extensão. Os braços se movimentam dentro da forma técnica correta, no mesmo ritmo dos passos.
- Skipping: é um trabalho de percussão dos pés contra o solo, através de movimentos rápidos e curtos dos mesmos, que praticamente não perdem o contato com o chão (como se se arrastassem). O resto do corpo permanece descontraído, com os braços soltos naturalmente. No início, o exercício é feito em posição parada; mais tarde, em deslocamento.

Chegando a esses exercícios, fazemos uma combinação dos mesmos com os anteriores:
- Iniciar o deslocamento, com elevação do calcanhar atrás; contra a coxa (exerc. 2), em 15-20m, terminando em corrida progressiva de 30m.
- Iniciar o deslocamento, com elevação horizontal da coxa, tocando o calcanhar no glúteo (exerc. 3), 15-20m, terminando em corrida progressiva de 30m.
- Iniciar o deslocamento, com elevação do joelho, para cima e para a frente, colocando a coxa em posição horizontal e a perna flexionada em 90 graus, cerca de 20m, terminando em corrida progressiva de 30m.
- Skipping, por 20m, seguido de corrida progressiva de 30m.
- Corrida progressiva de 40-60m. Iniciando em forma de trote, passando aos poucos à corrida normal (dentro da técnica correta), empregando a intensidade necessária. É um meio apropriado para o desenvolvimento e aperfeiçoamento da técnica e do ritmo.

Treino de Corrida

[57] Corridas - Sequência Aprendizado da Saída Baixa.[59] Exercícios Para a Musculatura e Mobilidade.
Treino de Corrida
01 História das Corridas Atléticas.
02 Corridas Atléticas - Tipos das Provas.
03 Técnica da Corrida.
04 Técnica da Corrida - Equilíbrio.
05 Técnica da Corrida - Coordenação.
06 Técnica da Corrida - Descontração.
07 Técnica da Corrida - Eficácia.
08 Técnica da Corrida - Ação do Corpo.
09 Técnica da Corrida - ângulo do Corpo.
10 Técnica da Corrida - Movimento dos Braços.
11 Técnica da Corrida - Colocação dos Pés.
12 Técnica da Corrida - Movimentação das Pernas.
13 Corrida - Resistência Aeróbica.
14 Benefícios das Corridas de Longa Distância.
15 Corridas e As Crianças.
16 Método da Corrida Por Tempo.
17 Método da Corrida Por Percursos.
18 Método da Corrida Por Campeonato de Percurso.
19 Método da Corrida Por Equipe.
20 Método da Corrida Intercalada.
21 Planejamento Treino de Resistência.
22 Corrida Cross-contry.
23 Como Organizar Uma Competição de "cross-country".
24 Corrida - Provas Competitivas de Resistência Geral.
25 Corrida - Princípios Para o Treinamento.
26 Técnica das Corridas de Fundo.
27 O Treinamento das Corridas de Fundo.
28 Tática das Corridas de Fundo.
29 Escolha de Exercícios Para o Corredor.
30 Exercícios Específicos Para o Corredor.
31 Exercícios de Alongamento e Mobilidade.
32 Corrida - Resistência Anaeróbica.
33 Corrida - Provas de Resistência Anaeróbica.
34 Técnica das Corridas de Meio-fundo
35 Corrida - Prova 800m Rasos.
36 Corrida - Prova 1500m Rasos.
37 Corrida - Treinamento Para As Provas de Meio-fundo.
38 Corrida - Ciclos Ou Período de Treinamentos.
39 As Corridas de Velocidade.
40 Técnica das Corridas de Velocidade.
41 Técnica da Saída Nas Corridas de Velocidade.
42 Corrida de Velocidade - Técnicas de Saída Em Experiência.
43 Corrida de Velocidade - Posição Para Saída.
44 Corrida de Velocidade - a Partida.
45 Corrida de Velocidade - o Desenvolvimento.
46 Corrida de Velocidade - Ação dos Braços.
47 Corrida de Velocidade - Defeitos Técnicos.
48 Corrida de Velocidade - a Chegada.
49 Corrida de Velocidade - Chegada Estilo Normal.
50 Corrida de Velocidade - Chegada Estilo Ombro a Frente.
51 Corrida de Velocidade - Chegada Estilo Tronco a Frente.
52 Corrida de 100m Rasos - Considerações Gerais.
53 Corrida de 200m Rasos - Considerações Gerais.
54 Corrida de 400m Rasos - Considerações Gerais.
55 Jogos Didáticos Para As Corridas de Velocidade.
56 Corridas - Sequência Aprendizado da Saída.
57 Corridas - Sequência Aprendizado da Saída Baixa.
58 Sequência Aprendizado da Técnica de Corrida.
59 Exercícios Para a Musculatura e Mobilidade.
60 História das Corridas Com Barreiras.
61 Técnica da Corrida Com Barreiras.
62 Fases da Corrida Com Barreiras.
63 Como Fazer a Passagem Sobre a Barreira.
64 Corrida 110m Com Barreiras - Considerações Gerais.
65 Corrida 110m Com Barreiras - a Saída.
66 Corrida 110m Com Barreiras - Ataque à Primeira Barreira.
67 Corrida 110m Com Barreiras - a Chegada.
68 Corrida 110m Com Barreiras - Defeitos a Se Evitar.
69 Corrida 110m Com Barreiras - o Treinamento.
70 Corrida 200m Com Barreiras - Considerações Gerais.
71 Corrida 400m Com Barreiras - Considerações Gerais.
72 Corrida 400m Com Barreiras - o Treinamento.
73 Didática Para Aprendizado da Corrida Com Barreiras.
74 Sequência Aprendizado da Técnica de Corrida Com Barreiras.
75 Estudo Sobre o Ensino de Corrida Com Barreiras.
76 Corrida Com Barreiras - Exercícios Especializados.
77 As Corridas Com Obstáculos.
78 Corrida 3.000m Com Obstáculos.
79 Técnica das Corridas Com Obstáculos.
80 Processos Didáticos das Corridas Com Obstáculos.
81 Exercícios e Aprendizado da Corrida Com Obstáculos.
82 Corrida de Revezamento - Histórico.
83 Corrida de Revezamento - Técnica dos Revezamentos.
84 Corrida de Revezamento - Estilos Passagem do Bastão.
85 Corrida de Revezamento - Forma de Passagem do Bastão.
86 Corrida de Revezamento - Métodos de Desenvolvimento.
87 Corrida de Revezamento 4x100m.
88 Corrida de Revezamento 4x100m - Escolha da Equipe.
89 Corrida de Revezamento 4x100m - Considerações.
90 Corrida de Revezamento 4x100m - Treinamento.
91 Corrida de Revezamento 4x400m.
92 A Passagem do Bastão No Revezamento 4x400m.
93 Métodos de Revezamento No Revezamento 4x400m.
94 Didática Para Aprendizado das Corridas de Revezamento.
95 Jogos Didáticos Para As Corridas de Revezamento.
96 Exercícios Didáticos Para As Corridas de Revezamento.
97 Provas de Corrida - Regras da Pista de Corrida.
98 Provas de Corrida - Regras da Saída.
99 Provas de Corrida - Regras da Chegada.
100 Provas de Corrida - Regras dos Cronometristas.
101 Provas de Corrida - Regras das Corridas Com Barreiras.
102 Provas de Corrida - Regras das Corridas de Revezamento.
103 Como Ser Um Corredor - Relato de Um Corredor.
104 Benefícios Fisiológicos Proporcionados Pela Corrida.
105 A Longevidade Como Resultado da Corrida.
106 Como Desenvolver a Sua Capacidade de Correr.
107 Locais Para Praticar a Corrida.
108 Cálculo do Ritmo da Corrida.
109 Técnica Para Iniciantes Na Corrida.
110 Equipamentos Para Correr.
111 Tipos de Lesões Na Corrida.
112 Como Citar o Nosso Site

comentários:


Postar um comentário

Deixe o seu comentário





* necessário